quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Valor de Novembro: TOLERÂNCIA (Sugestões)

Frases de Tolerância





Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.


A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.


Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.


Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.


O sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes; é o fracasso que as faz ásperas e ruins.


Só o amor e a arte tornam a existência tolerável.


"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"


A Arte da Tolerância (Frei Betto)

Tolerância é a capacidade de aceitar o diferente. Não confundir com o divergente.

Intolerância é não suportar a pluralidade de opiniões e posições, crenças e idéias, como se a verdade fizesse morada em mim e todos devessembuscar a luz sob o meu teto.

Conta a parábola que um pregador reuniu milhares de chineses para pregar-lhes a verdade. Ao final do sermão, em vez de aplausos houve um grande silêncio.

Até que uma voz se levantou ao fundo: "O que o senhor disse não é a verdade". O pregador indignou-se: "Como não é verdade? Eu anunciei o que foi revelado pelos céus!"

O objetante retrucou: "Existem três verdades. A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira".

Só os intolerantes se julgam donos da verdade. Assim ocorre com Milosevic, ao manter-se intransigente e não admitir os direitos dos kosovares, e com Clinton, ao decidir que seus mísseis são o melhor argumento para convencer o mundo de que a Casa Branca tem sempre razão.

Todo intolerante é um inseguro. Por isso, aferra-se a seus caprichos como um náufrago à tábua que o mantém à tona.

Ele não é capaz de ver o outro como outro. A seus olhos, o outro é um concorrente, um inimigo ou, como diz um personagem de Sartre, "o inferno". Ou um potencial discípulo que deve acatardocilmente suas opiniões.

O tolerante evita colonizar a consciência alheia. Admite que, da verdade, ele apreende apenas alguns fragmentos, e que ela só pode ser alcançada por esforço comunitário. Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada.

Pode-se aplicar ao tolerante o perfil descrito por São Paulo no Hino ao Amor da 1ª carta aos Coríntios (13, 4-7): "é paciente e prestativo, não é invejoso nem ostenta, não se incha de orgulho e nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita nem guarda rancor. Não se alegra com a injustiça e se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Ser tolerante não significa ser bobo. Tolerância não é sinônimo de tolice.

O tolerante não desata tempestade em copo d’água, não troca o atacado pelo varejo, não gasta saliva com quem não vale um cuspe.

Ele jamais cede quando se trata de defender a justiça, a dignidade e a honra, bem como o direito de cada um ter seus princípios e agir conforme sua consciência, desde que isso não resulte em opressão ou exclusão, humilhação ou morte.

Das intolerâncias, a mais repugnante é a religiosa, pois divide o que Deus uniu.

Quem somos nós para, em nome de Deus, decretar se esses são os eleitos e, aqueles, os condenados?

Só o amor torna um coração verdadeiramente tolerante. Porque quem ama não contabiliza ações e reações do ser amado e faz da sua vida, um gesto de doação.




Hino à Tolerância

Já será grande a tua obra se tiveres conseguido levar a tolerância ao espírito dos que vivem em volta; tolerância que não seja feita de indiferença, da cinzenta igualdade que o mundo apresenta aos olhos que não vêem e às mãos que não agem; tolerância que, afirmando o que pensa, ainda nas horas mais perigosas, se coíba de eliminar o adversário e tenha sempre presente a diferença das almas e dos hábitos; dar-lhe-ão, se quiserem, o tom da ironia, para si próprios, para os outros; mas não hão-de cair no cepticismo e no cómodo sorriso superior; quando chegar o proceder, saberão o gosto da energia e das firmes atitudes. Mais a hão-de ter como vencedores do que como vencidos; a tolerância em face do que esmaga não anda longe do temor; então, antes os quero violentos que cobardes.
Mas tu mesmo, Marcos, com que direito és tolerante? Acaso te julgas possuidor da verdade? Em que trono te sentaram para que assim olhes de cima o resto dos humanos e todo o mundo em redor? Por que tão cedo te separas de compreender e de amar? Tens a pena do rico para o pobre, dás-lhe a esmola de lhe não fazer mal; baixaste a suportar o que é divino como tu; e queres que te vejamos superior porque já te não deixas irritar por gestos ou palavras dos irmãos. Mais alto te pretendo e mais humilde; à tolerância que envergonha substitui o cálido interesse pedagógico, o gosto fraternal de aprender e de guiar; não levantes barreiras, mas abate-as; se consideras pior o caminho dos outros vai junto deles, aconselha-os e guia-os; não os deixes errar só porque os dominarias, se quisesses; transforma em forte, viva chama o que a pouco e pouco se dirige a não ser mais que um gelado desdém.
Agostinho da Silva, in 'Considerações'




Tolerância não é Igualdade

Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Sobre a intolerância já fizemos muitas reflexões. A intolerância é péssima, mas a tolerância não é tão boa quanto parece. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.
José Saramago, in 'Globo (2003)'

A tolerância

A tolerância depende de duas outras qualidades: Compreensão e Amor. Quando compreendo que todos estamos aqui desempenhando os nossos respectivos papéis e que cada um tem o direito de ser como é, sou capaz de tolerar o comportamento de qualquer pessoa, por mais provocativo que ele seja. Se alguém está errando e não faz nada para mudar essa atitude, só posso ter misericórdia. Se está se empenhando em transformar o erro, só posso ter respeito. Tolerância é o amor que oscila entre misericórdia e respeito.
Ken O'Donnell, A paz começa em si. Ximmm ximmm Viva a Vida*Viva 2008*
Publicação: quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 0:30 por manuelapinheiro



re: A Tolerância

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 8:30 por boogie
Olá Manuela
Admitir que os outros possam estar errados é termos a certeza de que nós próprios é que estamos no caminho certo. Estaremos?
Penso que quando chegamos à conclusão de que cometemos um erro não podemos transformá-lo. É um facto consumado. Podemos sim é aceitar as consequências do nosso erro e tentar não voltar a praticá-lo.
A tolerância e a misericórdia relativamente aos erros que os outros praticam têm limites. Dependem da natureza e da gravidade do erro e dos efeitosque o mesmo possa ter tido na vida dos outros.
Sou tolerante em relação às opções de cada um e respeito o direito à diferença. Não sou tolerante relativamente àqueles cujos erros atingiram direitos fundamentais de terceiros.
Aceito os pequenos erros que cada um de nós comete no seu quotidiano sem consequências gravosas para os outros. Mas, se for eu prória a cometer um erro a tolerância é zero.
Penso que a tolerância tem a ver com o respeito pelos outros e com a capacidade de compreendermos os seus problemas. O amor é algo mais complexo.
Um bom ano para ti.
Beijinhos
Boogie 



Links pesquisados:



http://www.citador.pt/textos/tolerancia-nao-e-igualdade-jose-de-sousa-saramago








2 comentários:

  1. MUITO BOM ESSE MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA NOSSAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ, COM ESTE PROJETO EXCELENTE QUE É O CULTURA DE PAZ NA ESCOLA. É DISSO QUE NOSSOS ALUNOS PRECISAM MESMO DE ESTAREM EM PAZ, DESCOBRINDO OS VALORES PERDIDOS,PARA APRENDEREM MELHOR AS COISAS DA VIDA.

    ResponderExcluir